Datas importantes

O 6 de Maio é o dia de S. Jorge, um santo muito querido na Bulgária, adorado por cristãos e muçulmanos e patrono dos ciganos. Este dia é celebrado no princípio do verão; as famílias reúnem-se e celebram com cordeiro assado e pão especial.

O dia 1 de Março é o dia em que se oferece os “Martenitsi”, uns amuletos de fios brancos e vermelhos.  A tradição diz que as pessoas que o usam têm saúde, força e sorte. Estes amuletos devem ser usados até ao fim de Março ou até ao momento de ser avistada a primeira cegonha. Depois devem ser pendurados nos ramos de uma árvore.

Umas das festas mais celebradas na Bulgária é, possivelmente, o Velikden, Domingo Santo. Os ortodoxos celebram esta festa, dedicada a todas as pessoas com nomes de árvores e flores, que abre a Semana da Paixão e festeja-se com ramos de salgueiro. Na noite anterior, os sacerdotes celebram missas em todas as igrejas e passeiam pelas ruas seguidos pela multidão. São oferecidos ovos decorados com os quais jogam-se atirando os ovos para ver qual é o mais resistente. Durante este dia, a comida típica é o “kozunak”, um pão com passas e nozes.

O 6 de Dezembro é o dia de São Nicola, o protector dos pescadores e marinheiros. É típico comer peixe neste dia, e o prato por excelência é carpa recheada de arroz e nozes.

Na Bulgária são celebradas muitas outras festas religiosas e familiares. Uma das celebrações é o Festival Nacional de Folclore da Koprívshtitsa. A casa 4 ou 5 anos é celebrado o expoente máximo da cultura nacional: cantores; bailarinos e peritos nesta cultura reúnem-se para encenar bonitas historias, deleitar o publico com dança e canto e exibir jogos e brinquedos feitos à mão.